sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

5 Fatos interessantes sobre os sonhos que você não sabia

5 Fatos interessantes sobre os sonhos que você não sabia



Todas as noites, a sua mente consciente é desligado e cada manhã você acorda, pronto para um novo dia.
3
Mas, enquanto a parte consciente de sua mente é desligado, seu cérebro continua muito ativo durante toda a noite. Parte dessa atividade cerebral gera o que às vezes pode ser imagens extremamente vivas e ainda assombra durante a fase de movimento rápido dos olhos (REM) do sono - o que conhecemos como sonhos e pesadelos.
A pessoa média vai gastar 19,3 anos de toda a sua vida neste estado de transe que conhecemos como sono. Mas mesmo que nós gastamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo, a maioria de nós sabe muito pouco sobre o que acontece com nosso cérebro quando desligado durante a noite.

Abaixo estão 5 fatos interessantes sobre os sonhos que você nunca soube:
1. curta do sono é uma defesa legítima de homicídio
sleepwalking
Sleepwalking Underwater (Crédito da foto: Elena Kalis www.elenakalisphoto.com)
Enquanto isso não acontece, muitas vezes, tem havido inúmeros casos relatados de sonâmbulos matando pessoas enquanto dormia. A partir do ano 2000, havia 68 casos relatados na literatura.

A fim de ser considerado culpado de assassinato no sistema jurídico ocidental clássica, uma pessoa tem que ter tanto um enquanto rea (Culpado mente), bem como um reas actus (Act culpado), a fim de ser culpado. Por esta razão, sonambulismo tem sido utilizado com sucesso como uma defesa para homicídio. Em outras palavras, porque sonâmbulos em seu sono como o estado não pode formar a intenção legal para cometer assassinato - o fato de que eles esfaqueado alguém com uma faca, tiro-lhes na cara, ou espancado com um martelo - não significa que eles re legalmente culpado de assassinato.
Talvez o mais incrível veredicto "não culpado" em um homicídio sonambulismo foi o caso do canadense Kenneth Parks, que foi absolvido em 1987, após:
  • Levantar-se no meio da noite
  • Conduzir 14 milhas para seus sogros
  • Concussão sua mãe-de-lei com uma roda de ferro
  • Estrangulando o pai-de-lei
  • Esfaquear os dois com uma faca de cozinha
A mãe-de-lei morreram, enquanto o pai-de-lei sobreviveu, mas apenas mal. Parques apareceu pouco depois na delegacia de polícia, aparentemente confuso.
Por incrível que seja o caso, o júri acreditava que Parks foi legitimamente sonambulismo quando o ataque ocorreu e, portanto, o considerou inocente. Ele teria sido muito próximo com seus sogros, e não parecem perceber durante o ataque que ele tinha cortado os tendões em ambas as mãos. Sua família também tinha um forte histórico de sonambulismo.
2. Você pode estar consciente em um sonho
Sleep Lab
Lab Sleep (Crédito da foto: Nicole Mays)
Para a maioria das pessoas, o sonho é um estado passivo, onde o impossível é possível - é uma outra realidade que vivemos, totalmente separada da nossa vida normal. Enquanto as imagens podem ser extremamente vivas no momento, eles rapidamente se desvanece como nós acordar e perceber - ou com grande alívio ou extrema decepção - que era "apenas um sonho".
No entanto, nem todos os sonhos são como este. Sonhos lúcidos são sonhos onde você está consciente de que você está sonhando, mas seu cérebro ainda está em um estado de sono. Aproximadamente 50% das pessoas têm experimentado um sonho lúcido em sua vida, embora a quantidade de pessoas que sofrem de sonhos lúcidos em uma base regular é significativamente menor.
Durante muito tempo, os psicólogos e pesquisadores negou que os verdadeiros sonhos lúcidos eram possíveis. Eles argumentaram que se as contas de sonho lúcido eram válidos, eles provavelmente ocorreu durante os momentos de transição entre o sono ea vigília, e certamente não durante o sono REM profundo onde os sonhos são normalmente encontrados. Afinal, como você provar que você é realmente lúcido durante o sonho - você não pode muito bem gritar que você está sonhando durante um sonho; seus músculos estão paralisados ​​quando você está dormindo, um fenômeno que o impede de correr em uma parede quando um tigre está perseguindo você em seus pesadelos.
Em 1978, o pesquisador Keith Hearne da Universidade de Hull foi o primeiro a confirmar cientificamente o fenômeno sonho lúcido, explorando o fato de que nem todos os músculos do corpo são paralisados ​​durante o sono - durante o sono REM, os olhos ainda podem se mover. Poderia um sonhador lúcido realmente mover os olhos de tal forma a notificar os pesquisadores de que ele / ela se tornou consciente durante um sonho?
Por uma questão de fato, sim. Um sonhador lúcido no laboratório de Hearne - Alan Worsley - conseguiu mover os olhos esquerdo e direito em um padrão pré-determinado a cada vez que ele tornou-se lúcido. E por meio do monitoramento dos olhos de Worsley com um polígrafo e olhando para fora para o padrão pré-determinado, Hearne foi capaz de confirmar que Worsley foi de fato conscientemente comunicar enquanto ainda profundamente no sono REM.
A pesquisa de Hearne revelou que os sonhos lúcidos vividos por Worsley tendem a ocorrer com maior freqüência no início da manhã, cerca de 30 minutos em um período REM. Os sonhos lúcidos tendem a durar cerca de 2-5 minutos. Outras pesquisas também descobriram que os sonhos lúcidos tendem a ocorrer com mais frequência em épocas de alta excitação durante o sono REM.
3. Homens e mulheres sonham com sexo a mesma quantidade
Woman Sleeping
Mulheres que dormem (Crédito da foto: RelaxingMusic)
Surpreendentemente, os homens e as mulheres ambos relatam a mesma quantidade de sonhos com conteúdo sexual, apesar do fato de que os homens experimentam pensamentos sexuais com mais freqüência na vida cotidiana. Em um estudo da Universidade de Montreal , que analisou mais de 3.500 relatos de sonhos, cerca de 8% dos relatos de sonhos de homens e mulheres continha atividade sexual. No entanto, nem tudo sobre o sonho é diferente do que a realidade - homens no estudo foram duas vezes mais propensos a ter sonhos com múltiplos parceiros sexuais do que as mulheres.
Alguns outros fatos engraçados do sexo sobre os sonhos incluído o fato de que - enquanto homens e mulheres relataram ter um orgasmo em 4% dos seus sonhos - as mulheres eram os únicos que realmente sonhou seus parceiros com um orgasmo. 4% das mulheres do estudo relataram ter sonhos em que a mulher pudesse orgasmo, mas nenhum dos homens no estudo relataram que não sejam os seus próprios orgasmos. Esperemos que para as senhoras, este não é um reflexo preciso da vida real.
4. As mulheres têm mais pesadelos do que os homens
nightmare
Nightmare (Crédito da foto: Jonas Tana)
Um estudo realizado pelo psicólogo Jennie Parker, da Universidade do Oeste da Inglaterra, descobriu que as mulheres têm mais pesadelos do que os homens. As mulheres não só relataram mais pesadelos, mas eles também relataram seus pesadelos quanto mais emocionalmente intensa.
5. Por que sonhamos?
Why Do We Dream
Por que sonhamos (Crédito da foto: Shivenis)
Desde que os seres humanos têm existido nos perguntamos por que sonhamos. Alguns, como Sigmund Freud especularam que os sonhos eram manifestações de nossos desejos não realizados e reprimidos, enquanto outros acreditam que os sonhos são simplesmente um efeito colateral da atividade de nosso cérebro durante o sono REM.
De acordo com o psicólogo de Harvard Deirdre Barrett, pelo menos parte da razão dormimos é processar os pensamentos e problemas que nos durante nossas horas de vigília. A teoria de Barrett postula que os aspectos ilógicos de sonhos e as imagens visuais vívidos que experimentamos durante nossos sonhos fornecer uma maneira de processar o tipo de pensamento out-of-the-box que não é possível durante a nossa realidade habitual.
Seja qual for a razão para seus sonhos, a resposta provável é que seus sonhos têm evoluído para cumprir várias funções. O pensamento crítico pode ser uma razão, processamento de informação poderia ser outra. Mesmo com os avanços científicos tremendas que fizemos nos séculos 20 e 21, ainda há muito a respeito do sono e sonhos que nós realmente não sabemos. Quem sabe, talvez os sonhos realmente são uma janela velado em nossa baser insta e impulsos, como Freud sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário